Buser atinge marca de 3 milhões de usuários
Buser, empresa conhecida como “Uber dos Ônibus”, atingiu em dezembro 3 milhões de usuários cadastrados. A empresa é uma plataforma digital que conecta passageiros a ônibus por fretamento.
A plataforma teve uma queda no início da pandemia, mas no último mês de 2020 obteve um crescimento de 15% por semana.
Além do preço 60% mais barato do que a concorrência, a uber dos ônibus facilita o pagamento por cartão de crédito, boleto e PIX.
“O crescimento constante das plataformas de serviços por aplicativos, a chamada economia compartilhada, demonstra sua força no setor de viagens de ônibus. Uma alternativa segura e barata. Surge como opção a um mercado até então dividido entre as tradicionais empresas da rodoviária, ou o perigoso mundo do transporte clandestino”, afirma o CEO da empresa, Marcelo Abritta.
Buser e a pandemia
Abritta ressalta que, antes da pandemia, a Buser estava em processo de expansão pelo país. Agora, a startup deve retomar esse movimento de levar o serviço para novas cidades.
“Antes mesmo das determinações de isolamento social por parte das autoridades sanitárias, nós decidimos paralisar os serviços. Desde que voltamos, contudo, já observamos um fluxo 3 vezes maior do que tínhamos antes da pausa”, destaca o CEO.
A Buser adota um modelo conhecido como fretamento colaborativo. A startup conecta empresas de fretamento de ônibus. Antes, elas dependiam de um grupo de pessoas para alugar um veículo. O modelo já é comum em países como Alemanha, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.
Com a utilização de tecnologia para conectar pessoas e otimizar a utilização dos veículos, a Buser consegue ofertar viagens até 60% mais baratas.Além disso, a startup implementou diversas medidas de segurança extras. Conta com telemetria para medir a velocidade dos ônibus em tempo real e sensor de fadiga. Nesse, um software consegue identificar motoristas cansados ou com sono. Em seguida, alerta a central de controle da Buser, além de câmeras internas de segurança e assentos prioritários para mulheres.
Crescimento da Buser
Com o crescimento constante, a Buser planeja uma grande expansão no mercado, promovendo a entrada de novas parcerias para atender a demanda. A empresa atualmente conecta 120 destinos diferentes por meio de pouco mais de uma centena de pequenas e médias empresas de transporte que atuam como parceiras, mas pretende expandir a malha em 2021, ampliando rotas para atender as demandas que o mercado tradicional nem sempre alcança, além de reforçar o leque de opções para os destinos mais tradicionais.
“Temos convicção de que mais do que nunca o brasileiro optará pelo turismo local e queremos ser a opção número 1 de quem procurar viagens seguras e baratas, sem abdicar de conforto e bom atendimento”, ressalta Marcelo Abritta.