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Acidentes de Trânsito: Pesquisa revela dia e horário da maioria

Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) Destaca Padrões nos Acidentes de Trânsito no Transporte Rodoviário de Cargas

São Paulo, 11 de outubro de 2023 – O recente relatório do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), dirigido por Raquel Serini,  lançou luz sobre um aspecto crucial do tráfego rodoviário, revelando uma consistência surpreendente nos padrões de acidentes de trânsito. De acordo com a pesquisa, esses incidentes seguem um horário e dia da semana específicos.

A análise do IPTC identificou que a maioria dos acidentes ocorre durante o dia, representando 58,4% dos casos, com destaque para o período entre 6h e 18h. Por outro lado, embora o período noturno corresponda a apenas 31% das ocorrências, é importante notar que os acidentes noturnos tendem a ser mais graves devido à redução de visibilidade e à maior probabilidade de fadiga dos motoristas.

Raquel Serini, economista e coordenadora de Projetos do IPTC, atribui o aumento do risco de acidentes durante a noite ao maior fluxo de veículos nas estradas nesse período. No entanto, ela enfatiza que os acidentes noturnos são mais severos, devido à menor visibilidade e à possibilidade de motoristas fatigados. Mesmo nas horas da madrugada, quando há menos tráfego, existe um risco significativo de cansaço e sonolência por parte dos motoristas.

Ao analisar a distribuição dos acidentes de trânsito ao longo da semana, o relatório do IPTC revela que não há um dia específico que se destaque como o mais envolvido em acidentes. No entanto, as sextas-feiras e sábados apresentam uma proporção decrescente maior de ocorrências, representando 16,5% e 14,6% dos casos.

O estudo também envolve que 37% dos veículos envolvidos em acidentes são caminhões tratores, com a maioria das ocorrências registradas nas rodovias BR-116 e BR-101. A faixa etária dos acidentados varia entre 36 e 50 anos, com 4% resultando em óbitos e 25% em lesões.

As causas

Entre as principais causas dos incidentes estão soluções tardias ou ineficientes, falhas mecânicas e perda de controle do motorista. Problemas mecânicos nos veículos, condições climáticas adversas e infrações de trânsito por parte dos motoristas também desempenham um papel significativo como causas acidentais.

Raquel Serini destaca que investimentos em infraestrutura, fiscalização e conscientização de motoristas e empresas de transporte poderiam evitar muitos acidentes. Ela ressalta que as estatísticas demonstram a necessidade de ações preventivas em todas as fases do dia, enfatizando a importância da atenção e das medidas de segurança constantes ao longo da semana.

O relatório do IPTC reforça o objetivo de criar um ambiente de trânsito mais seguro e responsável, no qual os acidentes sejam significativamente reduzidos, requerendo a colaboração de todos os setores da sociedade, incluindo governos, empresas de transporte, motoristas e cidadãos.

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Claudio Rangel

Claudio Rangel é jornalista formado pela Universidade Gama Filho , com pós-graduação em assessoria de Imprensa pela Universidade Estácio de Sá e Gestor Executivo de Cooperativas pela EXECOOP/Sescoop/RJ. Sua atuação como jornalista envolve a administração, reportagens e edição da Folha do Motorista do Rio de Janeiro, jornal especializado para o segmento de táxi, desde 1993. É fundador do Portal Eu, Rio e atualmente integra os quadros da Comunicoop, cooperativa de profissionais de marketing e comunicação.

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