Falta de caminhoneiros: americanos usam redes sociais para atrair geração Z
EUA e Europa enfrentam redução de motoristas profissionais
Os EUA estão entre os poucos países que obtiveram ganhos no sentido de acabar com a falta de caminhoneiros. E a utilização de influenciadores das redes sociais pode estar a desempenhar um papel significativo.
Um estudo recente conduzido pela União Internacional dos Transportes Rodoviários, com sede em Genebra, na Suíça, indica que a América reduziu o déficit de mão-de-obra de cerca de 80.000 para 64.000. Embora se acredite que apenas 8% desses caminhoneiros nos EUA tenham menos de 25 anos, a UE fica atrás dos 5%.
Se o país pretende satisfazer a crescente necessidade de profissionais qualificados no transporte de mercadorias, a integração de mulheres e jovens adultos parece crítica.
“Os influenciadores das redes sociais tornaram-se parceiros nos nossos esforços para recrutar, marcar e impactar positivamente a profissão de caminhoneiro. Descobrimos que muitos criadores de conteúdo são motoristas da geração mais jovem”, disse Kris Rzepkowski, vice-presidente de marketing da empresa de transporte rodoviário e logística Bennett International Group. “Eles estão compartilhando sobre sua jornada para entrar na profissão e avançar para o próximo passo. Os clientes em potencial veem sua própria jornada – e sua própria idade – nesses influenciadores e se sentem confortáveis em fazer-lhes perguntas.”
Redes sociais e a falta de caminhoneiros
Levando para plataformas como TikTok, X (antigo Twitter), Facebook e Instagram, a estratégia do influenciador parece estar funcionando. Os operadores de frotas estão supostamente experimentando um aumento nas aplicações de motoristas. O número de caminhoneiros mais jovens também melhorou desde que a estratégia de marketing foi implementada. De acordo com a empresa Bennett, os influenciadores podem postar vídeos, imagens e falar sobre a experiência cotidiana de dirigir um caminhão. Em vez de tentar vender empregos bem remunerados a grupos demográficos por vezes resistentes, os influenciadores são capazes de destacar aspectos não monetários que atraem a Geração Z.
“Um influenciador da indústria pode ser uma ótima maneira de mostrar o estilo de vida”, disse Bruce Outridge, apresentador do The Lead Pedal Podcast.
Isso não significa necessariamente que jovens adultos com muitos seguidores online possam ganhar a vida destacando empregos como motoristas de caminhão. As empresas estão aprendendo rapidamente a usar a tecnologia de IA para distinguir entre influenciadores eficazes e ineficazes. Muitos estão usando aplicativos para personalizar filtros e selecionar os melhores influenciadores para promover sua marca no setor de transporte rodoviário por idade, sexo, localização, interesses e taxa de engajamento.
Assim, empresas como a Melton Truck Lines obtiveram benefícios significativos ao iniciar programas de influenciadores. Desde o início da campanha de marketing em abril de 2022, Melton teria visto um aumento de 56% nas solicitações de indicação de caminhoneiros e um crescimento de 45% nas contratações. Trata-se de ganhos substanciais, dada a persistente escassez de factores de produção que só deverá piorar nos próximos cinco anos.
Traduzido de TruckersReport.com