1xBet
Notícias

Maio Amarelo mobiliza empresas para a segurança no trânsito

Maio Amarelo é um movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito. De âmbito internacional, foi decretado pela ONU em 11 de maio de 2011, que também estipulou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

Por ter sido criado em maio, o mês ficou marcado para as ações internacionais. A cor amarela foi adotada devido ao significado dela no semáforo – atenção. O objetivo é criar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. Diversos segmentos são envolvidos, tanto da esfera governamental quanto social.

Iniciativa privada participa do Maio Amarelo

Empresas do setor automotivo participam do Maio Amarelo, como a Rodobens. O diretor da área de Varejo Automotivo da empresa, Elvio Lupo, lembra que a Organização Mundial da Saúde coloca o Brasil em quinto lugar no ranking de países por mortes no trânsito:

“Uma escala muito preocupante já que uma pessoa morre a cada doze minutos. Pensando nisso, a Rodobens abraçou a causa com a campanha ‘Bom Senso Em Oferta’. Uma boa atitude de uma empresa que nasceu no mercado automotivo”, disse.

Os especialistas alertam para o fato de que, além do conhecimento e competências necessárias  para ter o absoluto domínio sobre o veículo, o motorista deve ter 100% de atenção ao volante. Normalmente, as situações críticas, que precisam de manobras de emergência, acontecem inesperadamente e é preciso tomar decisões em milésimos de segundo.

Outra empresa que apoia o movimento é a Ford. Marcus Romaro, engenheiro de tráfego do Campo de Provas da montadora em Tatuí, alerta para o foco do condutor:

“Qualquer atividade que o motorista exerça com o veículo em movimento e que não seja dirigir, como conversar continuamente, procurar por locais, endereços ou objetos no carro, animais soltos ou até mesmo fumar pode colocar a segurança em risco”, afirma.

A ALE é outra das organizações colaboradoras do Maio Amarelo. A distribuidora de combustíveis mantém, desde 2013, o Programa Acidente Zero (PAZ). A empresa alerta seus colaboradores de transporte de combustíveis para a segurança no trânsito. Entre as doze regras estipuladas pela ALE estão o respeito aos limites de velocidade, a atenção redobrada no trânsito, evitar dirigir sob o efeito de bebidas ou drogas, manutenção veicular em dia, entre outras.

Mostrar Mais

Claudio Rangel

Claudio Rangel é jornalista formado pela Universidade Gama Filho , com pós-graduação em assessoria de Imprensa pela Universidade Estácio de Sá e Gestor Executivo de Cooperativas pela EXECOOP/Sescoop/RJ. Sua atuação como jornalista envolve a administração, reportagens e edição da Folha do Motorista do Rio de Janeiro, jornal especializado para o segmento de táxi, desde 1993. É fundador do Portal Eu, Rio e atualmente integra os quadros da Comunicoop, cooperativa de profissionais de marketing e comunicação.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Verified by MonsterInsights