1xBet
Peças & Serviços

Manutenção de Ar Condicionado – Hora de prevenir

A manutenção do ar condicionado do veículo deve ser constante. com a chegada da Primavera, o clima quente começa a tomar conta das ruas brasileiras. E, com isso, cresce o uso da refrigeração automotiva.

Uma boa dica e o que todo motorista profissional deve saber é que, quanto antes você higienizar o seu ar condicionado, mais qualidade de vida você terá, uma vez que sujo, pode trazer problemas à saúde.

As dicas são da oficina mecânica A.M.Marcelo. Especializada em veículos premium, seus profissionais alertam aos consumidores a fazerem uma manutenção preventiva no sistema de ar condicionado, antes da chegada do verão:

“No inverno, o uso deste equipamento é muito menor e com o passar dos meses, há um acúmulo de sujeira que causam um odor desagradável e pode causar problemas respiratórios e de pele”, afirma José Manuel Veludo, gerente da oficina.

A manutenção do ar condicionado deve passar por umc heck-up no momento das revisões, a cada 8 mil ou 10 mil quilômetros rodados, conforme orientação de fábrica. Mas, no calor, esta verificação deve incluir análise dofiltro de ar, do filtro de cbine e a quantidade de gás:

“Se o seu carro está com odor forte saindo do ar condicionado, muitas vezes não adianta lavar o evaporador. É preciso fazer uma higienização completa com ozônio para eliminar o mau cheiro”, conta Veludo

 

“Uma revisão completa no ar condicionado é rápida e, mesmo para carros premium o custo de manutenção é baixo, principalmente, quando não é feito no auge do verão e, pode trazer benefícios importantes para quem passa uma parte do tempo dentro de um carro”, finaliza o gerente da oficina.

Cuidados com o ar condicionado

Para melhorar ainda mais o uso do ar condicionado e evitar panes e os possíveis odores, é preciso adotar alguns cuidados especiais:

  • Evite usar o ar condicionado com o veículo desligado, pois pode consumir em excesso a bateria do carro. Além disso, ao ligar o motor, espere pelo menos 1 minuto para iniciar o uso
  • Ao deixar o carro no sol, não entre no carro e ligue o ar imediatamente para se livrar do calor. Nestes casos, é preciso abrir as janelas do carro, deixar o ar circular um pouco 
  • Ao ligar o ar condicionado, não vá para a temperatura mais fria direto, vá diminuindo aos poucos para poupar combustível.
  • Ao atingir uma temperatura agradável, é indicado sempre deixar o recirculador aberto para renovar o ar interno 
  • Deixou o ar desligado por muito tempo, o ideal é fazer uma manutenção preventiva para ver se está tudo certo para o uso.
Fonte: C Quatro Comunica

Leia também: O perigo das enchentes para os carros

Mostrar Mais

Claudio Rangel

Claudio Rangel é jornalista formado pela Universidade Gama Filho , com pós-graduação em assessoria de Imprensa pela Universidade Estácio de Sá e Gestor Executivo de Cooperativas pela EXECOOP/Sescoop/RJ. Sua atuação como jornalista envolve a administração, reportagens e edição da Folha do Motorista do Rio de Janeiro, jornal especializado para o segmento de táxi, desde 1993. É fundador do Portal Eu, Rio e atualmente integra os quadros da Comunicoop, cooperativa de profissionais de marketing e comunicação.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Verified by MonsterInsights