Vistoria mobile reduz prazo de reparo de automóveis
A seguradora Zurich criou um novo sistema para regulação de sinistros e reduzir o prazo para o reparo de veículos. Trata-se da vistoria mobile. O serviço é 100% digital a partir de fotos enviadas pelo próprio segurado no momento do sinistro.
A velocidade no reparo de veículo é um dos motivos de grande preocupação de clientes de seguro automotivo. Ninguém quer ficar tanto tempo aguardando o conserto e a entrega do carro.
O sistema funciona logo após o aviso de sinistro. Quando o cliente se envolve em um acidente e comunica a seguradora, ele recebe um link em seu celular para o envio das fotos. Neste link, o cliente conta também com orientações de quais fotos são necessárias, de acordo com a avaria no veículo.
“Dependendo da situação, a seguradora vai pedir imagens do painel, lateral, frente e se possível do local da ocorrência. Com a colaboração do segurado enviando as fotos certas possibilita-nos entender a dinâmica do ocorrido e propicia maior agilidade na regulação do sinistro”, explica José Carlos Silva, diretor de Operações de Sinistros da seguradora.
Velocidade de reparo
Após o envio das fotos, um técnico da seguradora ficará responsável pela análise e aprovação do sinistro em até três horas. Com a autorização, o cliente já pode encaminhar o automóvel para a oficina:
“Um processo de vistoria física, que poderia levar até cinco dias, agora pode ser feito de maneira totalmente digital no mesmo dia. Com isso, reduzimos o prazo total, entre sinistro e a entrega do carro, em dez dias”, afirma o executivo.
Segundo José Carlos, está em desenvolvimento ainda um projeto para ampliar a digitalização de todo processo, incluindo escolha de oficinas e aviso de guincho, o que deve reduzir ainda mais o reparo de veículo:
“Nosso objetivo é que a interação seja toda digital, simples e descomplicada para que nossos clientes tenham o atendimento e serviço no menor tempo”.