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Veículos elétricos X combustão: a questão do século XXI

Cresce o número de veículos elétricos no Brasil e no mundo. Mas será que os antigos modelos a combustão estão com os dias contados? Thiago Freire é sócio-fundador da Boram Eletric Motors, escreveu este artigo sobre o  assunto: 

O mundo da mobilidade está passando por uma revolução poderosa, impulsionada pela ascensão dos veículos elétricos. Essa transição vai principalmente ao encontro das diversas preocupações ambientais. Enquanto os modelos à combustão emitem grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) durante seu funcionamento, os elétricos vão na contramão dos gases poluentes, o que contribui para a mitigação das mudanças climáticas e a redução do efeito estufa. 

 

De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), agosto bateu novo recorde mensal de vendas de veículos leves eletrificados no Brasil, com 9.351 emplacamentos – 25% acima do recorde anterior de julho (7.462) e 120% sobre agosto de 2022 (4.249). Ainda em apenas oito meses de 2023, o país emplacou 49.052 eletrificados leves, praticamente o mesmo número de todo o ano anterior (49.245 em 2022), que já tinha sido uma marca histórica. Hoje, o total da frota de eletrificados leves em circulação chegou a 175.491 veículos (janeiro 2012 a agosto 2023). 

 

O que isso significa? Os veículos à combustão estão fadados a desaparecer? Ainda não há uma resposta definitiva para a questão. No entanto, a ascensão de motos e carros elétricos em países que ainda não estão tão preparados para receber a tecnologia de forma maciça, como o Brasil, tende a ser gradual. Inclusive, várias pesquisas já vêm reiterando essa evolução progressiva. 

 

Além disso, montadoras de peso estão se programando para eletrificar 100% a frota até meados da próxima década. No meio disso tudo, a União Europeia determinou recentemente que, a partir de 2035, todos os carros produzidos sejam livres de emissão de CO2. Já em terras brasileiras, o projeto de lei 304/2017, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), ainda em tramitação, quer proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 1º de janeiro de 2030. A matéria prevê ainda a proibição da circulação de veículos à combustão a partir de 2040. 

 

Entretanto, ainda é importante considerar os diferentes tipos de veículos. Caminhões e ônibus, por exemplo, podem enfrentar desafios mais significativos para a eletrificação completa devido à energia e infraestrutura necessária para suprir suas demandas. 

 

De qualquer forma, o crescimento dos VEs é inegável e promissor. Portanto, é mais provável que vejamos uma transição gradual no mercado, em que a eletrificação desempenhará um papel crescente e crucial na mobilidade global. A chave para o sucesso é trabalhar os desafios relacionados à infraestrutura e às individualidades da indústria automotiva em todo o mundo. À medida que a tecnologia avança e as preocupações ambientais se intensificam, os veículos elétricos movimentarão o planeta. 

 

 

*Thiago Freire é sócio-fundador da Boram Eletric Motors 

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Claudio Rangel

Claudio Rangel é jornalista formado pela Universidade Gama Filho , com pós-graduação em assessoria de Imprensa pela Universidade Estácio de Sá e Gestor Executivo de Cooperativas pela EXECOOP/Sescoop/RJ. Sua atuação como jornalista envolve a administração, reportagens e edição da Folha do Motorista do Rio de Janeiro, jornal especializado para o segmento de táxi, desde 1993. É fundador do Portal Eu, Rio e atualmente integra os quadros da Comunicoop, cooperativa de profissionais de marketing e comunicação.

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