Cor branca é a preferida no mercado automotivo
A cor branca predomina no mercado automotivo global. Este é o resultado do estudo promovido pela divisão de Tintas da BASF sobre a distribuição de cores no mercado automotivo de 2017.
De acordo com o Relatório de Cores para Tintas Automotivas OEM, a cor branca mantém a liderança mundial. Mais de 40% dos usuários preferem a cor, juntamente com o preto, o cinza e o prata.
Entre as cores cromáticas, o azul e o vermelho lideram, seguidos do marrom. A pesquisa também destaca que quanto menor o carro, mais viva é a cor.
Os consumidores dos SUVs (Sport Utility Vehicles) preferem as cores branca e preta, cores dominantes no segmento. O vermelho e o azul, e principalmente o marrom, estão se destacando cada vez mais. A venda deste tipo de veículo vem crescendo em todo mundo.
Efeito da cor automotiva
De acordo com a BASF, as cores dos automóveis tem um aspecto funcional. O papel das tintas com gerenciamento de temperatura integrado, por exemplo, fortalecem uma mobilidade futura sustentável, pois minimizam o aquecimento da superfície do carro e, portanto, o aquecimento do interior, possibilitando a economia de ar condicionado e consequente menor consumo de combustível ou uma ampla gama de carros elétricos.
O estudo da BASF revela ainda que, em 2018, a cor predominante do mercado brasileiro será o verde. A empresa apresenta 66 novas cores para carros. Mas, no mercado da América do Sul, a tendência apontada pela empresa alemã é para o verde metálico em tons azulados, o Visual Arete.
Concorrentes da cor branca
A BASF chegou a conclusão de que o ambiente verde da América Latina combina com as novas cores esverdeadas que pretende implantar na região. ‘A cor verde encontra o equilíbrio entre o exagerado e o sutil’, revela em comunicado.
E você? qual a sua cor preferida para o seu automóvel? Dê a sua opinião.