Carros elétricos começam trajetória no Brasil
Os veículos movidos à eletricidade começam a despontar no Brasil. O município de Ribeirão Preto se destaca. Dos 500 mil veículos em circulação na cidade, 51 são carros elétricos. E eles serão os astros do 13º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos Elétricos Componentes e Novas Tecnologias, que será realizado entre os dias 21 e 23 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Os dados são de agosto de 2017, registrados no Departamento de Trânsito de São Paulo. Englobam, além de automóveis, outros veículos como ônibus e utilitários.
Mas Ribeirão Preto é o quinto município paulista em número de veículos elétricos. No estado de São Paulo, este número alcança 3.147. A capital paulista, como não podia deixar de ser, é a que abriga o maior número de carros elétricos em circulação – 1,7 mil.
Montadora de carros elétricos
A montadora Volvo anunciou que toda a sua produção em 2019 será composta de veículos elétricos. A Maserati seguirá a mesma linha. Mas as novidades estão previstas para a Europa. No Brasil, as experiências ainda são poucas.
Apesar do pouco número de carros elétricos no Brasil, os proprietários gozam de incentivos. Os veículos são isentos de IPVA – o imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos em estados como no Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e em Recife. Em São Paulo, os veículos possuem alíquota reduzida.
No Rio de Janeiro, alguns taxistas iniciaram a experiência de conduzir um veículo híbrido da Nissan. Poucos pontos de abastecimento foram implantados. Um deles, no edifício sede da Secretaria municipal de Transportes, em Botafogo. E o trajeto também foi bastante limitado. Os taxistas só podiam conduzir passageiros do Aeroporto Internacional até à Barra da Tijuca.
Ao que tudo indica, teremos carros, motos, ônibus e quaisquer veículos movidos a eletricidade em pouco tempo.