1xBet
Cooperativismo

Setor de Transporte: Casos de Especialização e Lucratividade

Uma cooperativa especialista no setor de transporte de produtos frigoríficos atende à BRF e à JBS especialmente, é a principal fornecedora de serviços de transporte frigorífico no país. Fica no Rio Grande do Sul. O nome dela é Cooral. 

Ela é tão valiosa e mais antiga do que a Valelog. Tem um posto de combustíveis gigantesco, uma estrutura maravilhosa. As duas são irmãs e operam juntas.

A Cooral Cooperativa de Transporte tem faturamento de R$ 200 milhões. Tem uma frota muito potente. Como resultado, hoje, empresas como a JBS e outras dependem dela, literalmente.

O transporte especialista é hoje o caminho. Quem trabalha com transporte de carga, com transporte de pessoas, tem que afunilar e se tornar super especialista em determinada coisa.

Paulo Campos

É impressionante o que se construiu com poucas moedas ali, naquela serra. Foi minha cliente por seis anos e eu pude sair depois que ela estava redonda. Tem um direcionamento correto, uma gestão adequada. É importante trazer também esses exemplos para que a gente possa mostrar para os demais dirigentes.

Assim, eu acho bem relevante deixar este caso para todos do setor cooperativista como um todo. O transporte especialista é hoje o caminho. Quem trabalha com transporte de carga, com transporte de pessoas, tem que afunilar e se tornar super especialista em determinada coisa. 

Mal atendimento

No Rio de Janeiro, você chama o motorista de aplicativo. Ele simplesmente pára e não faz nada. Fica esperando você abrir o porta-mala, botar a mala, e se está chovendo, é com você. É uma coisa muito complicada. 

Então, você que é motorista,  precisa ter afeto. Tem que parar, tem que descer, tem que abrir a porta. Tem que abrir o bagageiro, tem que recolher a mala do seu passageiro. E você tem que dar o melhor tratamento possível para o seu passageiro.

Anteriormente, os  carros de aplicativos tinham a questão de dar balas, doces e água para o seu passageiro. Isso para concorrer, para penetrar no mercado em relação aos táxis. Atualmente, você percebe que os motoristas de aplicativo apresentam uma qualificação do seu trabalho muito inferior em relação aos taxistas. Ficaram só com a variante de preço.

Especialização no setor de transporte

A lucratividade está na especialização. Por exemplo, a cooperativa Graffitti, no Rio de Janeiro,  é super especializada em determinado tipo de serviço. Trabalha com transporte privado. No setor de transporte de carga,  também não é diferente. Se você vai trabalhar com safra de grãos,  como é que você pode se tornar especialista numa frota específica de  móveis, mudança ou seja lá como for?

Se especialize para aquilo. O generalista não tem mais sentido neste mundo atual. É o caso da Cooral, que trilhou um dos caminhos. Tudo que não era congelado, refrigerado, frigorificado,  foi afastado. E se sofreu por alguns anos, o faturamento agora é bem maior.

O especialista Paulo Campos, no programa CoopCafé.

Mostrar Mais

Paulo Campos

O professor Paulo Campos é Mestre em Psicanálise, Mestre em Educação, Especialista em Cooperativismo e em Administração, Especializando em Direito Tributário. Contador, Pedagogo, rofessor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração e Contabilidade Cooperativa, Especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário em Sociedades cooperativas.
Botão Voltar ao Topo
Verified by MonsterInsights