App para moto criado por adolescentes faz sucesso em Goiás
Novo app para moto napraça! Esse é resultado do trabalho de quatro jovens com idades entre 15 e 17 anos, da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto, região do Entorno do Distrito Federal, . Eles criaram um serviço de mobilidade urbana para atender a cidade de 77 mil habitantes que não contava com esse tipo de serviço.
O Tilary App é uma ferramenta tecnológica que oferece passagens de mototáxi e serviço de entregas, além de mobilizar carros. Os valores são mais acessíveis e dessa maneira, complementam a rede de mobilidade da região.
O grupo de alunos identificou a demanda a partir do mapeamento estratégico da cidade. A solução foi desenvolver o app. Isso de modo a resolver a carência de deslocamento urbano na região, que sofre com a falta de transporte coletivo e a carência da oferta de aplicativos convencionais.
Inovação do App para moto
De acordo com Gabriela França, uma das idealizadoras do aplicativo, a proposta nasceu após a identificação da falta de acesso e funcionalidade de outros aplicativos que favorecessem e auxiliassem os moradores do município.
“Queríamos entregar uma solução aos usuários e cidadãos, melhorando a locomoção diária e, ainda, abrir oportunidades de trabalho para autônomos”, disse.
Gabriela afirmou que o projeto tem linguagem inovadora, como a Python. Assim, consegue sustentar a inteligência artificial. Ela conta que a experiência foi enriquecedora e gratificante e que o aplicativo já está em fase de validação em lojas de aplicativos oficiais.
Além disso, Gabriela é uma estudante de destaque na EFG Sarah Luísa Kubitschek. Ela ingressou no curso de Tecnologia e Inovação para Startups em 2022 e já concluiu outros quatro cursos: E-Commerce, Python Básico, Gestão de Projetos e Técnico em Desenvolvimento Web Mobile. Para conseguir tantos resultados em pouco tempo, a jovem estudou em todas as modalidades oferecidas pelas Escolas do Futuro.
Antes de mais nada, as EFGs são do Governo de Goiás. Atende a jovens do ensino médio e superior, pessoas que procuram recolocação profissional ou querem empreender. Além da unidade de Santo Antônio do Descoberto, Goiás tem outras três EFGs: José Luiz Bittencourt, em Goiânia; Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia; e a EFG em Artes Basileu França, que também fica em Goiânia. Para conhecer os cursos ou se inscrever, basta acessar o site efg.org.br.