1xBet
Notícias

Incentivo ao transporte por fretamento beneficia funcionários da Volvo

Nos últimos anos, o debate sobre a mobilidade urbana no Brasil tem ganhado destaque. Isso porque a maior parte das grandes cidades está enfrentando dificuldades em desenvolver meios que diminuam a quantidade de congestionamentos e o excesso de pedestres em áreas centrais dos espaços urbanos. Isso sem falar na poluição ambiental.

Dados do Observatório das Metrópoles registrados entre os anos de 2002 e 2012 revelaram que, enquanto a população brasileira aumentou 12,2%, o número de veículos registrou um crescimento de 138,6%. No contraponto, há diversas iniciativas que buscam favorecer e melhorar a qualidade de vida e de trabalho para todos.

Para o presidente da FRESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo), Milton Zanca, é preciso uma mudança de cultura e, principalmente, um novo olhar para questões como o fretamento. “Quanto mais instituições incentivarem este tipo de transporte, maiores serão benefícios em todos os âmbitos, já que ele contribui com a redução da poluição, com o número de acidentes, com o excesso de carro e proporciona qualidade de vida do colaborador, que reflete no seu trabalho”.

Para Ricardo Nanami, diretor de RH do Grupo Volvo América Latina, fortalecer o cuidado com as pessoas e construir uma relação de confiança é essencial. Tanto que a empresa incentiva o transporte por fretamento entre seus funcionários e reforça que os benefícios são ponto chave para empresa, colaborador e município.

“As pessoas estão no centro de tudo o que a Volvo faz. Somos orientados para o cuidado com as pessoas e na construção de uma relação de confiança. Isso tem se fortalecido cada vez mais ao longo dos últimos anos, com nossos funcionários, nossos clientes, com a sociedade de uma forma geral”, pontua.

Essa cultura não é diferente quando se trata dos benefícios na área de transporte. A Volvo conta com 46 linhas de transporte no 1º turno e 23 linhas no 2º turno da fábrica de Curitiba. Oferece ainda mais 21 linhas no C3 (Centro de distribuição de peças, localizado em São José dos Pinhais), que cobrem adequadamente as demandas diárias de cerca de 2.541 funcionários de Curitiba e Região Metropolitana. O benefício é oferecido nos dois turnos de trabalho que a empresa opera. Nos trajetos com menor número de passageiros são utilizados micro-ônibus e vans.

“Com esta ampla abrangência e qualidade nos serviços temos um nível alto de utilização do transporte, incentivando o uso coletivo do transporte. O funcionário tem apenas um custo simbólico no transporte diário de casa até a empresa. É apenas uma fração do custo que a empresa paga por este serviço, gerando uma economia mensal substancial no orçamento dos funcionários, principalmente para aqueles que residem em locais mais distantes”, enfatiza.

Nanami ressalta que Qualidade e Segurança são valores da marca Volvo. E esses valores são traduzidos também para os funcionários através de inúmeros benefícios, como o transporte por fretamento. Ele explica que além garantir conforto e a segurança dos colaboradores no trajeto diário casa-Volvo, Volvo-casa, o transporte coletivo por ônibus evita que os estacionamentos fiquem cheios e os veículos sejam deixados na rua, colocando em risco funcionários.

“Na questão ambiental temos menos veículos circulando na cidade, menos congestionamentos, menos poluição e uma importante contribuição para melhorar a mobilidade urbana”, completa.

Atualmente 52% dos funcionários da montadora são cadastrados no sistema de transporte, gerando benefícios para ambos os lados. “Os funcionários são transportados em veículos confortáveis, seguros e de qualidade, e chegam ao trabalho descansados e despreocupados, evitando o estresse tradicional do trânsito. O transporte melhora a disposição, evitando a fadiga e colabora na economia de gastos com gasolina, manutenção do veículo, entre outros itens”, finaliza.

 

Mostrar Mais

Claudio Rangel

Claudio Rangel é jornalista formado pela Universidade Gama Filho , com pós-graduação em assessoria de Imprensa pela Universidade Estácio de Sá e Gestor Executivo de Cooperativas pela EXECOOP/Sescoop/RJ. Sua atuação como jornalista envolve a administração, reportagens e edição da Folha do Motorista do Rio de Janeiro, jornal especializado para o segmento de táxi, desde 1993. É fundador do Portal Eu, Rio e atualmente integra os quadros da Comunicoop, cooperativa de profissionais de marketing e comunicação.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Verified by MonsterInsights