Carros usados desvalorizam de acordo com a cilindrada
Carros usados são a alternativa de muitos consumidores para compra ou venda. Entretanto, um item capaz de influenciar no preço é o motor. Como saber o real valor ou a depreciação do veículo com base na cilindrada? A KB Brasil tenta mostrar isso ao consumidor.
Muitos buscam carros usados para compra. Contudo, desvendar o quanto o volume de deslocamento volumétrico do motor de carros usados, a popular “cilindrada” tem sim um impacto significativo na depreciação desses veículos antigos.
Um estudo da KBB Brasil analisou a depreciação de 300 veículos de ano-modelo 2019. Os técnicos levaram em consideração os tamanhos dos motores, independentemente dos modelos. Como resultado, foi possíel identificar o desempenho médio de cada “cilindrada” no mercado.
Carros usados de luxo
Apesar de não existir um padrão para a queda de preço em relação ao tamanho dos motores, nota-se que carros com blocos maiores ou que, geralmente, estão atrelados a modelos de segmentos de luxo, acima de R$ 200 mil – possuem índice de depreciação menor que os demais.
Desta maneira, é possível segmentar a análise de dois modos: carros de alto luxoe carros de maior volume de mercado, como carros Toyota,entre outros.
Carros baratos
Carros baratos também sofrem alterações quando usados. Com isso, dentre os veículos com maior volume de mercado, o motor motor 1.2 possui a menor perda de valor, com taxa de 6,45%. Em contramão.
Já o motor 1.4 soma a maior depreciação com 11,55% em queda. No caso de carros de luxo, o automóvel com motor 3.8 apresenta o menor índice com 3,43%, diferentemente do 4.0 que mais deprecia com porcentagem de 8,06%.
Portanto, o levantamento da desvalorização de carros usados aponta, também, uma média de depreciação em 6,14% para carros de alto luxo. Já no caso dos demais carros do mercado, a taxa é maior, gerando 10,26% em perda de valor devido ao tipo de motor do automóvel.
Veja abaixo o gráfico com a relação completa de taxas de depreciação e valores máximos analisados por tamanhos de motores: