Honda Civic ou Toyota Corolla: Qual desvaloriza mais?
O mês de outubro chega com novidades para os amantes de carros. Uma delas é o novo Toyota Corolla,o primeiro híbrido flex para o Brasil. E o anúncio da novidade já meche com o mercado. A Honda redesenhou o modelo Civi, pensando na concorrência.
E qual o veículo mais vantjoso em termos de preço, desvalorização ou depreciação? Para entender o assunto, a agência K B do Brasil explica que há duas metodologias usadas para estbelecer o cálculo entre a perda e o valor dos automóveis.
Depreciação X desvalorização
De acordo com a agência, Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas.
O estudo abaixo utiliza o conceito de desvalorização, levando em consideração todo o período de vida dos modelos analisados.
Na balança do comprador, o custo de depreciação conta, principalmente em modelos avançados. A agência KBB Brasil analisa os dois modelos. E isso veremos agora.
Honda Civic
Em uma análise sobre desvalorização, a KBB mediu os efeitos do tempo no Honda Civic EX 2.0 16V CVT Flex automático. O levantamento conclui que a desvalorização do modelo é de 4,40%, a menor em comparação com o Toyota.
Toyota Corolla GLi 1.8 16V CVT Flex automático
Já este modelo apresenta a taxa de 4,47%. Em 3º lugar fica o Honda Civic Sport 2.0 16V Flex mecânico, com 4,79% em queda de valor.
Últimos colocados
O Corolla fica para trás, com desvalorização de 7,59% na versão automática. Ocupa as últimas quatro posições do ranking dos modelos de maior desvalorização. Com 7,59%, a versão automática do Toyota Corolla Altis 2.0 16V CVT Flex. Atrás deles estão os modelos Corolla GLi e GLi Upper, com respectivos 7,63% e 8,36% de desvalorização,respectivamente.
Já o Corolla XEi 2.0 16V CVT Flex automático se destaca como o carro que mais perdeu valor no período analisado, desvalorizando em 9,02%.
Desta forma, nota-se que as versões Honda Civic têm uma menor desvalorização que as do Toyota Corolla. A montadora vencedora apresenta maior estabilidade entre as versões, com média ponderada de 5,1%, enquanto a Toyota conta com diferença de 7,5%. Ainda assim, ambos se encontram abaixo da média do mercado, em torno de 8%.
Então? Qual é o modelo de sua prefer?encia?