Financiamento de veículos em alta
Índice de novembro é o maior do ano, atingindo o mesmo número de outubro de 2022
O financiamento de veículos está em alta. De acordo com dados da B3, o mes de novembro fechou com 22,9 mil veículos por dia. E este número , se mantém estável em relação a outubro de 2022.
No geral, as vendas financiadas de veículos somaram 457 mil unidades, entre novos e usados. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um recuo de 0,4% em relação a outubro deste ano, e de 2,5% na comparação com novembro de 2021.
As vendas de motos registram alta de 0,1% no número de financiamentos em relação a outubro, com 103 mil unidades, e crescendo 11,4% na comparação com novembro de 2021.
O mesmo não ocore em relação aos veículos leves. Este tipo de auto fecha o mês de novembro com menos 0,3% em relação ao mês anterior. Comparado com novembro de 2021, o número de financiamentos caiu 5,9%. Já o financiamento de veículos pesados teve uma queda de 4,8% na comparação com outubro e de 7,9%, considerando o mesmo período do ano passado.
Financiamento de veículos em 2022
Desse modo, o acumulado entre janeiro e novembro de 2022 registra 4,9 milhões de unidades de veículos financiados. O número representa sobretudo queda de 8,6% em relação ao mesmo período de 2021, o que equivale a cerca de 465 mil unidades a menos.
“Nos meses anteriores já houve crescimento por dia útil. Isso nos mostra um cenário interessante para o próximo ano. Na nossa visão, assim que a economia se estabilizar, os resultados serão ainda maiores. O mercado mostra sinais importantes de recuperação”, analisa Marcelo Ciscato, CEO da Alias Tecnologia, fornecedora de soluções tecnológicas para empresas públicas e privadas que atuam no segmento de registro de financiamento de veículos.