Prefeitura do Rio cria aplicativo taxi.rio
O prefeito Marcelo Crivella anunciou o lançamento do aplicativo taxi.rio – uma plataforma de mobilidade para taxistas vinculada à prefeitura. Está sendo desenvolvida pelo Instituto de Planejamento do Rio de Janeiro (IplanRio), que faz pesquisa junto a taxistas e ao Sindicato dos Taxistas Autônomos do município do Rio de Janeiro.
Crivella disse que o aplicativo entra em testes a partir do dia 1º de junho. Acredita-se que a plataforma será capaz de reduzir as perdas de 53% que os taxistas tiveram com a atividade de carros particulares no transporte de passageiros, como os do Uber.
Aplicativo barato
Outra novidade do aplicativo Taxi.rio anunciada pelo prefeito Marcelo Crivella é que o taxi.rio terá custo baixo para o taxista. Entre 1% e 5%, contra os cerca de 17% dos aplicativos comerciais. os taxistas cadastrados serão descontados. Somente táxis legais farão parte do sistema.
A ideia de um aplicativo exclusivo para o serviço de táxi surgiu no governo do ex-prefeito Eduardo Paes. O Código Disciplinar da categoria prevê o serviço. O sindicato dos taxistas participa do desenvolvimento do aplicativo.
O presidente do Sindicato dos Taxistas, Luis Antônio Barbosa, disse que o novo aplicativo taxi.rio é bom tanto para taxistas quanto para os passageiros.”E como é da prefeitura, temos uma segurança maior”, disse.
Participação no taxi.rio
Para participar como voluntário do projeto piloto, o taxista pode se inscrever pela internet. Tem que estar em dia com a Prefeitura. Poderá conceder descontos de até 30% do valor do taxímetro. O benefício tem por objetivo estimular a participação do passageiro. Nenhuma taxa especial é cobrada do taxista no projeto-piloto.
O aplicativo taxi.rio também agrega novidades tecnológicas como a possibilidade de pagamento de corridas por meio de celulares.outras questões envolvem o serviço. A plataforma poderá otimizar a frota. Atualmente, os táxis do Rio ficam concentrados em bairros específicos. Outros locais ficam sem assistência do serviço. Outra promessa é a de simplificação do registro dos taxistas. Atualmente, precisam vários dias para atender às exigências municipais.
Para os passageiros, a novidade é poder saber antecipadamente o preço da corrida. O sistema pode calcular o valor antes da contratação pelo passageiro. Será o fim dos taxímetros.