1xBet
Peças & Serviços

Identifique problemas no sistema de freios

O sistema de freios merece atenção redobrada por parte dos motoristas. apesar de estar oculto no veículo, é um dos itens de maior importância quando o assunto é segurança veicular. Não dá para neligenciar a manutenção do veículo, que deve ser excutada com constância para evitar acidentes, tanto com o motorista e os passageiros, mas também com a integridade dos pedestres e outros veículos.

O sistema de freitos de um automóvel é composto por quinze itens. A lona, o tambor, o cilindro de roda, o cilindro mestre, o servo freio, a pinça, o disco, a pastilha e o fluído de freio são os mais importantes.

Fábio Facca, gerente nacional de vendas varejo da Campneus, explica que problemas no sistema de freios podem ser percebidos por qualquer pessoa. Basta atentar para um simples detalhe – observar o painel eletrônico do carro.

“O sistema de freios possui uma luz de anomalia. Caso ela esteja acesa, cor vermelha, é porque normalmente há algum problema”.

Verificando o sistema de freios

Outros detalhes indicam problemas nos freios e eles podem ser facilmente detectados pelo usuário. O sinal luminoso é apenas um deles. Mas outros detalhes como a vibração no volante ou ruídos no pedal, podem indicar prlblemas em alguma parte do sistema.  O fluido de freio, por exemplo, é um dos itens mais ignorados pelos motoristas. Mas a sua importância é fundamental. O recomendado é que seja avaliado a cada seis meses.

De acordo com Fábio Facca, é comum o motorista só fazer a revisão no sistema de freios quando sente que, ao pisar no freio sente uma aspereza acima do normal. “A pastilha de freio já indica antecipadamente que está desgastando. Ela possui uma marca que indica esse limite de desgaste. Quando ela chega em níveis alarmantes, que é praticamente ferro com ferro, o freio não funcionará direito, gerando riscos para o condutor em frenagens de emergência”, afirma.

A forma de uso do automóvel é que vai determinar o momento exado para a substituição dos componentes do sistema de freios. Outros fatores são a circulação do veículo, o peso que costuma levar e a manutenção peventiva. “É sempre recomendado a revisão periódica do sistema completo para evitar problemas e reduzir os custos de manutenção”, finaliza Facca.

 

[wpforms id=”57″ title=”true”]

Mostrar Mais

Claudio Rangel

Claudio Rangel é jornalista formado pela Universidade Gama Filho , com pós-graduação em assessoria de Imprensa pela Universidade Estácio de Sá e Gestor Executivo de Cooperativas pela EXECOOP/Sescoop/RJ. Sua atuação como jornalista envolve a administração, reportagens e edição da Folha do Motorista do Rio de Janeiro, jornal especializado para o segmento de táxi, desde 1993. É fundador do Portal Eu, Rio e atualmente integra os quadros da Comunicoop, cooperativa de profissionais de marketing e comunicação.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Verified by MonsterInsights