1xBet
Arquvo

DPVAT revela que Jovens estão mais prudentes

Os mais velhos estão mais imprudentes do que os jovens no trânsito? É o que revela o levantamento da Seguradora Líder, a administradora do DPVAT. Isso porque o número de jovens vítimas de acidente nas rodovias apresenta queda.

Os motoristas de menos idade são considerados mais imprudentes no trânsito. Entretanto, a seguradora informa que a quantidade de indenizações pagas a pessoas com idade entre 18 e 24 anos está caindo. Aliás, essa tendência de queda é observada desde 2015.

Enquanto essa faixa etária respondia por mais de 23% das indenizações do DPVAT, esse percentual surpreendentemente caiu em 2019 para 20,2%.

Já para os mais velhos, a situação é bem diferente. As vítimas de trânsito com idades entre 35 e 44 anos inesperadamente representam 21,8% do total de beneficiados pelo DPVAT, em 2019. Em 2015, este percentual era de 19,6% das indenizações.

DPVAT indeniza vitimas 

Por detrás dos números, um fato chama a atenção dos especialistas. A redução do número de acidentados entre os mais jovens pode ter um fator social.

Conforme analisa Iran Porto, diretor de Operações e TI da Seguradora Líder, esses números podem ser o reflexo da nova atitude da juventude. Os jovens estão desinteressados por tirar a CNH:

“Tirar carteira não é mais um sonho. Temos observado uma mudança de comportamento entre os mais jovens, muitos movidos pelo desejo de uma vida mais sustentável e até mesmo apoiados pela praticidade gerada pelo crescimento da oferta dos aplicativos de transporte”, afirma.

A opinião do diretor tem fundamento. De acordo com o Denatran, em 2015 o Brasil tinha  2.989.523 motoristas habilitados na faixa entre 18 e 21 anos. Este n úmero caiu em 2019 para 2.516.346.

Igualmente, o número de jovens com idade inferior a 30 anos caiu, em 2019. Os brasileiros dessa faixa etária eram 47,7% em 2012. caiu para 42.3% em 2019. Já os brasileiros com mais de 30 anos passaram de 52,4% da população para 57,7%. Estamos ficando mais velhos.

Mostrar Mais

Claudio Rangel

Claudio Rangel é jornalista formado pela Universidade Gama Filho , com pós-graduação em assessoria de Imprensa pela Universidade Estácio de Sá e Gestor Executivo de Cooperativas pela EXECOOP/Sescoop/RJ. Sua atuação como jornalista envolve a administração, reportagens e edição da Folha do Motorista do Rio de Janeiro, jornal especializado para o segmento de táxi, desde 1993. É fundador do Portal Eu, Rio e atualmente integra os quadros da Comunicoop, cooperativa de profissionais de marketing e comunicação.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Verified by MonsterInsights