1xBet
Peças & Serviços

Pneu para SUV – uma escolha consciente

         Qual o melhor pneu para SUV? Quem responde é o gerente de vendas nacional da Campneus, Fábio Facca, que alerta para o fato de que, diferente de outros modelos de automóveis, os pneus SUVs se diferenciam pelo seu perfil mais robusto e alto.

         Um veículo do tipo SUV é um misto de utilitário com esportivo. No primeiro semestre de 2018, o mais vendido no mercado brasileiro foi o Jeep Compass. De acordo com a Fenabrave, foram emplacadas 28.194 unidades  no período, o que indica uma preferência do público.

         Além disso, Fábio Facca explica ainda que o SUV conta com pneus especialmente desenvolvidos para as mais diferentes situações:

         “Existem diferenças nos modelos de pneus de SUV. Engana-se quem acredita que, por serem carros com uma maior altura livre do solo, estão preparados para rodar em diversos tipos de terreno. No mercado existem modelos SUVs desenvolvidos para cidades, para uso misto e somente para fora de estrada. E os cuidados devem ser específicos para cada veículo”, explica o gerente.

Como escolher pneu para SUV          

         O usuário deve estar atento. Primeiro de todo, é crucial escolher um pneu para SUV que seja adequado para as condições de circulação do veículo. Existem produtos feitos exclusivamente para o trânsito em terreno lamacento. Eles são diferentes dos pneus fabricados para o asfalto, principalmente em dias chuvosos:

         “Um pneu especial para asfalto utilizado em terrenos acidentados, além de correr o risco de estourar, vai consumir mais combustível do veículo, pois irá gerar um esforço maior para rodar”, ressalta Fábio Facca.

          Características

         Veja as características de cada pneu para SUV, segundo Fábio Facca:

         On Road: Estes acompanham a vida urbana, sendo totalmente voltados para o asfalto. “O pneu on road é exclusivo para quem anda nas ruas e estradas das  grandes cidades. Uma característica é o conforto para os passageiros, acima da média quando comparado aos outros tipos de pneus. Conseqüentemente, esses pneus são ideais para quem tem uma dirigibilidade mais esportiva.

         Misto: É um pneu que pode ter três tipos de rodagem dentro e fora do asfalto: Pneu 50% on e 50% off, pneu 60% on 40% off e 60%off e 40% on. “Consequentemente, eles possuem sulcos ideais para tração e reforço para suportar atritos com pedras. Isso gera uma aderência melhor ao asfalto e também mais segurança ao rodar em estradas não pavimentadas, de trilhas leves. Se você roda durante a semana na cidade e aos finais de semana vai para um local afastado, com vias de terra, esse é o pneu ideal”, explica o executivo.

         Off Road: Além disso, este tipo é feito para rodar em todos os tipos de terreno não pavimentados. Os sulcos de sua banda de rodagem são bem visíveis. “O desenho desse pneu é voltado para escoamento de lama e outros detritos comuns em trilhas mais pesadas. É um produto desenvolvido para aguentar impactos, contato com pedras e que, se instalado em veículos que rodarão apenas na cidade, terá um desgaste prematuro”.

Recomendações de Facca

        Facca trabalha na Campeus, revendedora oficial da Pirelli do Brasil há 42 anos. Ele costuma orientar ao consumidor a procurar serviços oferecidos por profissionais capacitados:

         “Após colocar os pneus ideais para o SUV, o proprietário deve estar atento na realização do alinhamento e balanceamento. Ambos são fundamentais para garantir uma melhor rodagem ao veículo, mais segurança e evitar o desgaste prematuro dos pneus. E lembre-se também de fazer a calibragem periodicamente, a cada 15 dias, com os pneus frios”, concluiu Facca.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Verified by MonsterInsights