Carro para Pessoas com Deficiência: Veja a a desvalorização no mercado
Embora o mercado de automóveis ainda esteja se recuperando, a venda de carros para PCD (Pessoa com Deficiência) foi 30% maior quando comparado a agosto de 2018.
Os dados são da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistida (Abridef).
Para ajudar o consumidor a entender o comportamento desse tipo de veículo, a KBB Brasil, levantou todos os modelos disponíveis em sua base de dados que se enquadram nos critérios para as isenções fiscais para PCD e suas respectivas desvalorizações.
Portadores de deficiência física que possuem comprometimento total ou parcial de sua capacidade de dirigir contam com isenções de IPI, ICMS e IPVA na compra de carro de até R$ 70 mil.
Os automóveis devem ser de fabricação brasileira om de países do Mercosul.
Caso o consumidor optar por veículo mais caro terá apenas direito ao desconto do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.
Os dados de preço e desvalorização, referentes a agosto de 2019, mostram que o Honda Fit Personal 1.5 16V CVT flex 4×2 automático é o veículo com a menor desvalorização – 1,48% – da categoria. Enquanto os SUVs Jeep Renegade 1.8 16V AT6 flex 4×2 automático e Jeep Renegade 1.8 16V flex 4×2 automático empatam na perda da taxa de 17,66% em valor.
Desvalorização X Depreciação
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação.
Simplificando, desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores.
Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas.
Neste estudo, foi aplicado o conceito de desvalorização, levando em consideração todo o período de vida dos modelos analisados.
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados.
Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas.
A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.